Há 5 dias das eleições, o cenário em Ibiraçu mostra vantagem considerável do ex-prefeito Duda Zanotti (Podemos) na liderança, com 46,1% dos votos, no cenário estimulado. É o que mostra recente pesquisa do Instituto Inove Pesquisas.
A segunda colocada é Naciene (Progressistas), com 35,6%, seguida de Milte com 5,2%. Neste cenário, onde são apontados os candidatos, 5,5% declararam voto em branco ou nulo e 7,4% dos eleitores estão indecisos.
O instituto também perguntou aos moradores de Ibiraçu a avaliação do atual prefeito Diego Krentz, que foi apoiado pela candidata Naciene no pleito anterior e optou por não ser candidato a reeleição. 63,9% dos entrevistados avaliam a gestão como ruim ou péssima, 10,3% como regular e 21,9% como ótima ou boa.
PERCEPÇÃO DO ELEITOR
O sentimento do eleitor do município é que Duda Zanotti será o próximo prefeito. Quando perguntados, independente do voto, quem governará Ibiraçu a partir de 1° de janeiro, 57,7% responderam que será o candidato do Podemos, enquanto apenas 23,9% acreditam que Naciene será eleita no próximo domingo.
Para especialistas ouvidos pela reportagem, a pesquisa realizada no município mostra que Zanotti se consolida como favorito ao cargo de Prefeito, haja vista a vantagem para o segundo colocado e pela alta rejeição apresentada pelo atual prefeito, que é do mesmo grupo político da candidata do Progressistas.
A pesquisa, que respeita regras matemáticas de arredondamento, ouviu pessoalmente 567 pessoas em todo município de Ibiraçu, nos dias 27 e 28 de setembro, tem nível de confiança de 95%, com margem de erro de 4% e está registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TRE/ES) com o número ES-08769/2024.
Mín. 20° Máx. 23°