Juventudes que frequentam os Centros de Referência das Juventudes (CRJs) dos municípios de Cachoeiro de Itapemirim, Aracruz, Linhares, Vitória, Cariacica, Colatina e Vila Velha estão participando do primeiro ciclo dos cursos ofertados por meio do Programa de Empregabilidade e Qualificação Profissional para Jovens Capixabas, o EmpregaJUV. São 1.120 vagas distribuídas em 56 turmas, ao longo de dois anos de parceria. Neste mês de setembro, a previsão é de que mais seis turmas possam ser iniciadas.
O EmpregaJUV é uma ação realizada pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Direitos Humanos (SEDH), do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), Serviço Social do Comércio (Sesc) e da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio-ES).
“O EmpregaJUV é mais uma iniciativa que permitirirá às juventudes a qualificação profissional e, para isso, contamos com a experiência e técnica do Senac na formação de profissionais de diversas áreas e o apoio da Fecomércio na inserção no mercado de trabalho”, destaca a secretária de Estado de Direitos Humanos, Nara Borgo.
A definição dos cursos aconteceu por meio do diálogo nos CRJs e incluem Operador de Computador, Jovem programadora, Programador Web, assim como barbeiro, cabelereiro, assistente administrativo, entre outros. As aulas acontecem nas dependências do Senac nos municípios, como também nos CRJs. Os participantes dos cursos, que são totalmente gratuitos, receberão certificados.
Inscrições:
Os jovens interessados nos cursos devem procurar um dos 14 CRJs do Estado. Lá, eles podem verificar as opções de cursos e realizar a inscrição. Os cursos são destinados a jovens de 15 a 29 anos.
Centro de Referência Juventude
Os CRJs promovem a autonomia e o protagonismo juvenil, atendendo às demandas locais, com o apoio de uma equipe multidisciplinar de profissionais. Com 14 unidades distribuídas em dez municípios, os CRJs integram o eixo social do Programa Estado Presente em Defesa da Vida, uma iniciativa do Governo do Estado do Espírito Santo, que conta com financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), para a implementação de ações de prevenção e combate à violência.
Com informações da Assessoria de Comunicação do Senac.
>
Mín. 20° Máx. 27°