Sábado, 19 de Junho de 2021 04:20
27992035090
Cidades Covid-19

Governo do ES anuncia novo mapa de risco

Uma das mudanças anunciadas pelo governador Renato Casagrande é que, a partir do dia 21 de junho, as aulas presenciais no Estado serão retomadas em todo o ES, independente do nível de risco do município

11/06/2021 18h29 Atualizada há 1 semana
109
Por: Redação Agora ES Fonte: Governo do ES
Foto: Reprodução / Youtube
Foto: Reprodução / Youtube

O Governo do Estado anunciou, nesta sexta-feira (11), o 59º Mapa de Risco Covid-19, que terá vigência a partir desta segunda-feira (14) e segue até o próximo domingo (20). Dos 78 municípios capixabas, 18 estão classificados em Risco Baixo, 52 em Risco Moderado e oito em Risco Alto.

Uma das mudanças anunciadas pelo governador Renato Casagrande é que, a partir do dia 21 de junho, as aulas presenciais no Estado serão retomadas em todo o ES, independente do nível de risco do município. 

“A partir do dia 21 de junho, a Educação vai retornar em todos os graus de risco: Risco Baixo, Risco Moderado e Risco Alto. A Educação, em todos os níveis, vai seguir as regras que nós temos hoje de funcionamento, em semanas alternadas e em número de presença de alunos também menor divido nessas semanas alternadas”, disse o governador. 

O governador também ressaltou que os servidores públicos retornam no próximo dia 15. “A partir do dia 15, vamos retornar com a normalidade no serviço público. Ainda temos pessoas que estão trabalhando no home office e que vão retornar às atividades normais, com exceção de pessoas com comorbidade que ainda não tenham sido vacinadas e apresentem justificativa para isso”, afirma. 

O governador disse que o Estado está em uma situação de queda da pandemia. “É uma queda que está lenta, mas constante. Estamos vendo que em diversos Estados do Brasil está havendo uma nova onda, com ocupação de leitos acima de 80%. O ES está hoje em torno de 60%, uma situação mais “confortável” em relação a pandemia”, ressalta.

Mas, o governador ressalta que os cuidados devem ser mantidos. “Estamos perdendo em torno de 25 pessoas por dia na média. Chegamos nessa onda que estamos agora em queda, a 73 óbitos na média móvel de 14 dias. Agora, estamos em torno de 24 e 25 óbitos. Houve uma queda, mas queremos chegar a zero, pois não queremos perder ninguém. Sigam as recomendações da ciência. Não aglomerarem, higienizem as mãos e usem máscara, que é fundamental”, disse o governador. 

Confira a classificação de todos os municípios capixabas:

RISCO BAIXO: Baixo Guandu, Castelo, Colatina, Conceição do Castelo, Iconha, Itaguaçu, Itarana, Jerônimo Monteiro, João Neiva, Marilândia, Mimoso do Sul, Mucurici, Muqui, Piúma, Santa Maria de Jetibá, São Roque do Canaã, Viana e Vila Pavão.

RISCO MODERADO: Afonso Cláudio, Água Doce do Norte, Águia Branca, Alegre, Alto Rio Novo, Anchieta, Apiacá, Aracruz, Atílio Vivácqua, Barra de São Francisco, Boa Esperança, Bom Jesus do Norte, Brejetuba, Cariacica, Conceição da Barra, Divino de São Lourenço, Dores do Rio Preto, Fundão, Governador Lindenberg, Guaçuí, Guarapari, Ibiraçu, Ibitirama, Irupi, Itapemirim, Jaguaré, Laranja da Terra, Linhares, Mantenópolis, Marechal Floriano, Montanha, Muniz Freire, Nova Venécia, Pancas, Pedro Canário, Ponto Belo, Presidente Kennedy, Rio Bananal, Rio Novo do Sul, Santa Leopoldina, Santa Teresa, São Domingos do Norte, São Gabriel da Palha, São José do Calçado, São Mateus, Serra, Sooretama, Vargem Alta, Venda Nova do Imigrante, Vila Valério, Vila Velha e Vitória.

RISCO ALTO: Alfredo Chaves, Cachoeiro de Itapemirim, Domingos Martins, Ecoporanga, Ibatiba, Iúna, Marataízes e Pinheiros.

 

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.