Sábado, 19 de Junho de 2021 04:48
27992035090
Cidades Investimentos

Iúna: município receberá 5 milhões para investimentos na infraestrutura da região

O anúncio foi feito durante a visita do secretário de Estado do Governo Gilson Daniel e da secretária de Turismo do Estado, Lenise Loureiro. As regiões de São João do Príncipe e Rio Claro serão as primeiras a receber os investimentos no tratamento de estradas e calçamento

11/06/2021 13h49
30
Por: Redação Agora ES Fonte: Governo do ES
Foto: Assessoria / Prefeitura de Iúna
Foto: Assessoria / Prefeitura de Iúna

O secretário de Estado do Governo Gilson Daniel e a secretária de Turismo do Estado Lenise Loureiro, estiveram na última semana na região do município de Iúna. Um dos objetivos foi tratar sobre assuntos de desenvolvimento nas regiões do município. Eles foram recebidos pela equipe da Prefeitura Municipal, onde puderam conhecer melhor o potencial turístico do local e também suas principais necessidades. Entre elas a falta de sinal de telefonia móvel e energia trifásica, na região de Rio Claro.

O Secretário de Gestão, Planejamento e Finanças Waldrem Marcelo fez um pedido aos secretários. “O sinal da torre de telefonia de São João do Príncipe não chega até aqui. As operadoras não entendem bem que, apesar de aqui ter uma pequena comunidade, a população de visitantes é muito grande. O município poderia até investir em um repetidor de sinal, mas homologar com as operadoras é muito difícil. Já a energia elétrica dá picos e constantemente para de funcionar, por isso a comunidade precisa de energia trifásica”, solicitou.

O Secretário de Estado de Governo, Gilson Daniel relembrou que mesmo antes de assumir o posto, ele tinha ido ao Poço do Egito e percebeu o quanto o local era bonito, mas a estrada era precária. “Quando eu vi a secretária Lenise citando o programa Caminhos do Turismo, já havia cinco locais cadastrados. Eu pedi então que pudesse incluir também Rio Claro no programa. Esse projeto visa a aplicação de revsol nas estradas para melhorar os acessos. Além disso, estamos trabalhando com o programa Calçamento Rural, onde o Estado entrega os blocos e meio fio e a prefeitura monta o pavimento”, afirmou o secretário.

Na oportunidade, o prefeito Romário Batista Vieira comentou sobre os investimentos nas localidades. “A região do Príncipe e do Rio Claro moram no meu coração e eu tenho um carinho imenso por ela. Esta região sempre ficou esquecida e na minha gestão ela terá prioridade!”. As obras em toda a região de Pequiá (Santa Clara, Laranja da Terra, São João do Príncipe, Rio Claro e entornos) já foram iniciadas. O prefeito Romário já deu três ordens de serviços para melhoramento das estradas e calçamento, e a região tem recebido investimento com recurso próprio no que será um teste para aplicação de GloboSolo e de acordo com a avaliação dos engenheiros, o tratamento será replicado para as demais estradas.

Ao todo, serão investidos 5 milhões em infraestrutura na região, somente com recursos próprios. De acordo com planejamento atual da gestão 2021-2024, serão investidos 50 milhões de reais em infraestrutura, e 10% desse total está sendo destinado para os acessos e conservação de estradas e vias das regiões de São João do Príncipe e Rio Claro. “Mas isso não é suficiente”, afirmou Romário.

“Precisamos investir o montante do nosso planejamento total, o que inclui uma parceria com o Governo do Estado com no mínimo 25 milhões e o Governo Federal com mais 40 milhões, e aí sim, preparar nosso município para o desenvolvimento sustentável, com infraestrutura para escoamento de produção, atendimento de demandas do turismo e as ferramentas sociais para melhor atender o cidadão local com saúde, lazer, cultura, educação, habitação entre outros”, concluiu o prefeito.

 

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.