A Paróquia Santa Maria Goretti, em Jardim América, reuniu diversos motivos em festa que contou com uma extensa programação. Encerrando nesta terça-feira (16), a comunidade celebrou os 70 anos de fundação da paróquia, o dia da padroeira e a ordenação do Diácono Victor Franco, filho da comunidade.
A cerimônia de ordenação, presidida por Dom Andherson Franklin, bispo auxiliar da Arquidiocese de Vitória, no sábado (13). A igreja estava repleta de familiares, amigos, paroquianos e membros da comunidade Passionista, congregação do agora padre Victor Franco.
Durante a homilia, Dom Andherson destacou a importância do sacerdócio e a dedicação de Victor à sua vocação. A cerimônia seguiu com a imposição das mãos e a oração de ordenação, que selou a nova missão de Victor como presbítero a serviço da Igreja e do povo de Deus.
No domingo (14), padre Victor Franco Soares presidiu suas primeiras missas como sacerdote na Matriz Santa Maria Goretti, às 9h e às 18h. Ambas as celebrações foram marcadas pela emoção e pela gratidão da comunidade, que acompanhou de perto sua trajetória desde os primeiros passos na fé.
Trajetória e Dedicação
Padre Victor Franco Soares é natural de Vila Velha, nascido em 10 de outubro de 1995. Criado em Jardim América, Cariacica, ele cresceu na Paróquia Santa Maria Goretti, onde recebeu os sacramentos da Iniciação à Vida Cristã. Desde cedo, Victor se envolveu ativamente na vida pastoral da comunidade, participando da Pastoral dos Coroinhas e do Dízimo, e atuando como catequista de Crisma.
A sua caminhada religiosa teve início em 2014, quando ingressou no Aspirantado Passionista em Jequié-BA. Seguindo para o Postulantado em Goiânia-GO, Victor iniciou seus estudos filosóficos, concluindo-os em Jardim América-ES. Em 2019, ele fez sua experiência de Noviciado em São Luís de Montes Belos-GO, onde professou os votos religiosos em 2020. Após completar seus estudos teológicos em Belo Horizonte-MG, Victor foi ordenado diácono em 17 de dezembro de 2023 na Diocese de Cachoeiro de Itapemirim.
70 anos de paróquia
A história da paróquia começou no ano de 1946, quando foi celebrada a primeira missa no bairro Jardim América, no quintal da casa do Sr° Silvio Pádua. Em 1951, o Padre José Brasil, então Pároco de Cariacica, foi designado para assumir a capela.
Vendo o dinamismo do povo, o padre foi ao proprietário da imobiliária, Sr° Hugo Viola, solicitou a doação de um terreno para construção da igreja definitiva, solicitação atendida, com dois terrenos de 600 metros quadrados, na rua Venezuela. Com realização de festas, rifas, livro de ouro e pedidos de doações, angariou-se dinheiro para a construção da Igreja, de tábua, cobertura com telhas de cimento.
No final do ano de 1952, a Igreja estava concluída e inaugurada com Missa. No ano de 1953 chegaram da Itália, os Padres Passionistas, fixando-se em Paul – Vila Velha, assumindo também a Igreja de Jardim América.
Em fevereiro de 1954, os Passionistas compraram a quadra de um terreno, onde está situada a Igreja Matriz Santa Maria Goretti. E aos dezesseis dias do mês de julho de 1954, o Bispo José Joaquim Gonçalves, elevou esta Igreja, em condição de Paróquia, desmembrando-se da Paróquia de Cariacica, tendo sido fundada pelo Padre Passionista Ambrósio Marafiota, primeiro pároco desta paróquia.
Esta Igreja antes da vinda dos Padres Passionistas tinha como Padroeiro São Jorge. Durante a viagem dos Passionistas, para o Brasil, comentaram entre eles que, se algum dia tivessem uma paróquia, seria Santa Maria Goretti a padroeira, e assim o Padre Ambrósio escolheu a santa mártir para ser a padroeira da paróquia.
Com informações da Arquidiocese de Vitória e Prefeitura de Cariacica
Mín. 18° Máx. 29°