O que faz um jovem numa noite de terça-feira, por volta das 22 horas? Dorme cedo para acordar bem no dia seguinte? Assiste a um filme ou série em algum serviço de streaming? Passa o tempo diante de alguma tela consumindo games? Para muitos, a resposta é uma destas citadas. No entanto, para vários deles, a resposta é: vai para a igreja.
Em uma noite de terça-feira, por volta das 22 horas, as ruas do entorno do Santuário Bom Pastor, em Campo Grande, estão tão movimentadas quanto o que é visto durante a missa mais cheia de um domingo qualquer. Dentro da igreja não ocorrerá uma missa, mas um momento de oração que está atraindo cada vez mais jovens (de todas as idades).
O Projeto Desperta Bom Pastor começou no dia 17 de outubro. A ideia de um grupo de jovens era reunir algumas pessoas para um momento de louvor, oração e adoração em um horário incomum para atividades na igreja. A proposta era que os jovens que estudam ou trabalham à noite pudessem estar presentes durante o momento.
O trabalho é realizado por uma equipe composta por seis jovens que se dividem em núcleos para deixar tudo pronto. O primeiro encontro foi marcado para o auditório do Santuário, que tem capacidade para cerca de 350 pessoas.
Para a surpresa da equipe, nem mesmo as cadeiras extras que levaram ao local foram suficientes para comportar a quantidade de pessoas presentes. A repercussão foi imediata: quem foi, quis voltar. Quem não foi, quis participar.
Na segunda semana, em 24 de outubro, o auditório já não poderia mais comportar a juventude sedenta pelo poder da oração e pela ação do Espírito Santo de Deus. Agora, o jeito era usar o Santuário Bom Pastor.
A equipe chegou mais cedo, preparou tudo e até fechou o acesso ao mesanino para que os jovens se concentrassem na nave principal da igreja. O que (talvez) eles não esperavam era que o número de participantes fosse quase o triplo do primeiro encontro. Os bancos da igreja já estavam lotados e vários participantes subiram para o local que antes estivera fechado.
Pontualmente, a equipe de música começa a cantar músicas de louvor e animação. A agitação logo é tomada por um clima orante de intercessão. Naquela noite, os cerca de mil participantes ouviram uma pregação que falava do tempo certo para o agir de Deus.
Certamente, aquilo foi um recado para cada um de nós (sim, esse jornalista que vos escreve também estava lá), mas também foi um lembrete para a equipe de organização. Deus quer falar que eles estão no caminho certo e que tudo é feito no tempo d'Ele. Foi lindo ver aquelas centenas de jovens (repito, de todas as idades) prostrados diante do nome de Jesus Cristo, entregando seus sonhos e planos aos pés da Cruz.
Em um horário que normalmente deveríamos estar nos preparando para dormir, o Desperta Bom Pastor nos manteve acordados e atentos, levando todos os presentes para um só foco: Jesus.
Parabéns aos idealizadores e se preparem. Pelo andar da carruagem, até o Kleber Andrade pode ficar pequeno diante da ação de Deus.
Mín. 20° Máx. 23°