Sábado, 19 de Junho de 2021 04:52
27992035090
Saúde VACINA

Espírito Santo recebe 23.400 doses da vacina Pfizer nesta segunda-feira (10)

Os imunizantes fazem parte da 20ª pauta de distribuição e serão destinados à Capital, Vitória.

10/05/2021 17h25 Atualizada há 1 mês
40
Por: Redação Agora ES Fonte: Secom Espírito Santo
Foto: Reprodução/Secom Espírito Santo
Foto: Reprodução/Secom Espírito Santo

O Espírito Santo recebe, nesta segunda-feira (10), 23.400 doses da vacina Pfizer/BioNTech para a Campanha Nacional de Vacinação contra a Covid-19. Os imunizantes fazem parte da 20ª pauta de distribuição e serão destinados à Capital, Vitória, segundo estratégia do Ministério da Saúde.

A previsão é que as doses cheguem ao Estado no início da noite desta segunda-feira (10). Elas serão encaminhadas à Central Estadual de Rede de Frio da Secretaria da Saúde (Sesa) para cadastramento.

Devido às especificidades de armazenamento, as doses ficarão acondicionadas em duas câmaras refrigeradas, com temperatura a -20ºC na Rede de Frio, de onde a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) fará a retirada para os pontos estratégicos de vacinação ao longo da semana. As doses serão destinadas ao público de comorbidades, gestantes e puérperas e pessoas com deficiência permanente com BPC.

Doses destinadas a Vitória

Com a incorporação no Sistema Único de Saúde das doses da Pfizer/BioNTech, o Ministério da Saúde determinou que sua distribuição seja feita às capitais brasileiras, como forma de se evitar desperdício devido às suas particularidades de armazenamento e preparo.

Assim, a cidade de Vitória recebe a vacina da Pfizer para compor sua proporcionalidade de doses e, caso seja necessário, a Capital receberá também complementação das doses da Coronavac (Sinovac/Butantan) e da Covishield (Oxford/Fiocruz), para chegar ao número de doses que o município faz jus a cada remessa semanal enviada pelo Programa Nacional de Imunização.

Assim como os imunizantes Coronavac e Covishield, o esquema completo da vacina Pfizer é de duas doses, entretanto com intervalo de 84 dias, entre as aplicações, segundo a orientação técnica do órgão federal.

Informações à imprensa:

Assessoria de Comunicação da Sesa

SyriaLuppi / Kárita Iana / Paula Lima / Luciana Almeida / Thaísa Côrtes

asscom@saude.es.gov.br

%fim-post%

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.