Dias chuvosos são bem-vindos sempre, mas podem trazer muitos transtornos e preocupações. Para evitar qualquer problema com seu carro, dou aqui algumas dicas que valem a pena lembrar.
Palhetas do limpador de para brisa
Só lembramos delas quando chove, não tem jeito! Item de segurança não pode ser deixado de lado assim! Com o tempo, e a ação do sol e chuva, as borrachas que têm contato com o vidro vão ressecando e, assim, diminuindo a ação de limpeza e remoção de água do vidro. Geralmente, não é um item tão caro e vale a pena ser trocada pelo menos o cada 6 meses.
Trechos alagados
Se você sente segurança para atravessar e conhece seu carro, tenha cautela! O recomendado é que o nível da água não ultrapasse a metade da roda do veículo. Qualquer coisa fora disso é muito risco para você e seu carro. Tenha cautela e, se puder buscar caminhos alternativos, busque!
Pneus e estepe
Pneu careca em dia de chuva é uma combinação bem perigosa. Quanto mais gasto estiver o pneu, menos eficiente ele será em dissipar a água e isso pode ocasionar sérios problemas, até acidente! Não deixe o pneu ultrapassar a TWI. Sua segurança vale muito mais!
Não se esqueça de verificar sempre o estepe do seu veículo. Geralmente, ele fica escondido no porta-malas e nem lembramos dele. Mas, em dia de chuva, a chance de utilizá-lo é bem maior. Então, não o deixe abandonado. Verifique a calibragem pelo menos uma vez a cada 15 dias.
Lâmpadas
Um check-up nunca faz mal. Fique de olho nas lâmpadas, tanto da dianteira, como da traseira do seu veículo! Luzes de neblina em chuva forte caem muito bem, pois permite aumentar a visibilidade do seu veículo para demais motoristas.
Ar quente ou ar-condicionado para desembaçar o vidro?
Geralmente, o ar-condicionado costuma ser bem mais eficiente em fazer essa função, mas, se você está em um lugar frio e seu carro não tem ar-condicionado, o ar quente funcionará bem. Só será um pouco mais demorado para desembaçar o vidro.
Após o período chuvoso, leve seu carro para fazer uma revisão. Mesmo que você não tenha utilizado o veículo por período longo em trechos e locais alagados, é importante verificar se os componentes eletrônicos e mecânicos não estão danificados por conta da ação da água.
Realizar a desoxidação de contatos eletrônicos é importante para evitar a chamada pane elétrica. Até a próxima!
Flavio Bolonha é consultor automotivo, tem mais de 13 anos de experiência no mercado, atuando desde pequenas e médias oficinas e autocenters até as maiores montadoras do Brasil, como Toyota, Lexus, Jeep, Dodge, Chrysley, RAM, Nissan, BMW e Mercedes Benz. Atua também no desenvolvimento e implantação de processos para empresas em geral e com foco automotivo.