Dezembro e janeiro é mês de férias e, com isso, vem as viagens com a criançada. Mas, tem muita gente que acaba ficando na estrada, com o carro quebrado, por falta de revisão. E, como você, nosso querido leitor, conhece as dicas da coluna, vamos novamente relembrar os pontos importantes para revisar antes de pegar a estrada. Vamos lá?
Troca de óleo e filtros: a chance de você ficar na estrada por conta de um óleo que passou da quilometragem de troca é bem pequena, mas, mesmo assim, vale lembrar a troca se estiver para vencer. Afinal, precisamos cuidar da parte interna do motor, deixando o óleo em dia, utilizando uma marca de boa qualidade! Outra coisa: nada de trocar o óleo e deixar o filtro velho. Isso contamina o óleo novo! Verifique também filtro de ar do motor, filtro do ar-condicionado e filtro de combustível. Esse último, sim, se entupir por conta de muita sujeira, vai te deixar na mão!
Lâmpadas em geral do veículo: verifique se existe qualquer tipo de lâmpada queimada e realize a substituição. Além de dificultar a visibilidade em caso de viagens noturnas, você pode ser surpreendido por uma desagradável multa!
Verifique seus pneus: dê uma olhada nos pneus para se certificar de que estão todos em bom estado, sem desgaste irregular, com qualquer tipo de furo ou bolha na lateral. Se for a hora, é bom realizar a troca deles.
Calibragem dos pneus: isso não pode ficar de fora, de jeito nenhum! Como você vai rodar longos períodos e, geralmente, leva carga no porta-malas, é sempre bom calibrar com duas ou três libras a mais do que geralmente usa. Fazendo isso, você evitar deixar o pneu baixo, diminui o atrito com o asfalto e reduz o consumo de combustível. Contudo, não exagere na calibragem! Pneus com excesso de ar tem um desgaste irregular.
Sistema de freio: verifique as pastilhas de freio, discos de freios, lonas de freios (se seu veículo tiver freios a tambor na parte traseira) e peça para realizar a regulagem do freio de mão. Esses são itens que podem, sim, te deixar na estrada e colocar em risco a segurança da sua família. O custo é pequeno em relação à sua tranquilidade.
Palhetas do limpador: só lembramos dela quando a chuva cai, quando faz barulho ao ser acionada ou quando não está limpando corretamente. Providencie a sua troca. Não se esqueça de verificar o nível da água do limpador de para-brisa. Como faz falta quando precisamos limpar o para-brisa e o reservatório está vazio!
Sistema de arrefecimento: esse item é a famosa água do radiador. Mas, os carros mais modernos utilizam líquido próprio de arrefecimento. Portanto, verifique no manual antes de completar e sempre verifique seu nível com o motor do carro frio.
Seguro: não esqueça de verificar seu seguro, se está em dia, e sempre tenha um número a mais de guincho. Nunca se sabe se seu seguro vai te atender prontamente.
Estepe: outro item que só lembramos dele quando precisamos. Pelo fato de ficar quase sempre em local de difícil acesso, não lembramos de calibrá-lo. Antes de viajar, verifique seu estepe. A chance de precisa usá-lo em uma viagem é bem grande. Afinal, não existem muitas borracharias em beira de estrada. Verificar a validade dele também e fundamental. O pneu, geralmente, tem validade de 5 anos após sua data de fabricação, o chamado DOT. Mesmo parecendo novo, a chance de ter problemas com seu estepe, quando colocá-lo para rodar, depois de tanto tempo parado, é bem grande! Verifique as chaves e o macaco, se estão em funcionamento correto.
Abaixo, deixo todos esses itens de verificação listados separadamente para facilitar vocês. Anotem e levem na hora de ir ao mecânico. Muitas oficinas não possuem um checklist de verificação de itens de mecânica. Pode ter certeza que, verificando esses itens, a chance de ficar na estrada e mínima! Aproveite a viagem com tranquilidade! Até a próxima!
Óleo do motor
Filtro de óleo do motor
Filtro de ar do motor
Filtro de cabine ou ar-condicionado
Filtro de combustível
Lâmpadas farol baixo
Lâmpadas farol alto
Lâmpadas farolete
Lâmpadas setas
Lâmpadas luz de freio
Lâmpadas luz de ré
Pneu dianteiro esquerdo
Pneu dianteiro direito
Pneu traseiro esquerdo
Pneu traseiro direito
Rodízio dos pneus se necessário
Calibragem dos pneus
Estepe
Pastilhas de freio
Discos de freio
Ajuste freio estacionamento
Nível fluido de freio
Palhetas limpador para brisa
Nível líquido de arrefecimento
Documentos
Seguro
Flavio Bolonha é consultor automotivo, tem mais de 13 anos de experiência no mercado, atuando desde pequenas e médias oficinas e autocenters até as maiores montadoras, como Toyota, Lexus, Jeep, Dodge, Chrysley, RAM, Nissan, BMW e Mercedes Benz. Atua também no desenvolvimento e implantação de processos para empresas em geral.
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