Não tem jeito! Mais cedo ou mais tarde, você vai precisar fazer revisão preventiva ou corretiva no seu veículo. Não importa se ele está pouco rodado ou se já é um carro um pouco mais antigo. Você vai precisar de substituir PEÇAS!
Aí que começa um verdadeiro dilema, pois quando o carro passa a ficar mais rodado, deixamos de fazer serviços e revisões dentro da concessionária por conta dos preços das peças e da mão de obra, o que eu, particularmente, acho um equívoco.
Dentro da concessionária, em todas as revisões, é realizado um checklist de acordo com a quilometragem do seu carro, sendo verificado diversos itens que, na oficina de serviço paralelo, geralmente não são verificados, pois não existe processo nessas oficinas.
Sabemos que, além da mão de obra cara, as peças também têm valores que precisamos, sim, levar em consideração, porém, é preciso escolher com calma quando optar pela paralela ou original.
Peças de consumo mais simples e maior rotatividade, como discos de freio e pastilhas, vale a pena, sim, realizar uma consulta, tanto na concessionária quanto no mercado paralelo. É sempre importante, caso opte em peça paralela, buscar marcas mais conhecidas e renomadas no mercado.
Casos específicos, como polias do motor, tensor, balança da suspensão, caso opte pela paralela e, dependendo do modelo do carro, você vai ter dor de cabeça! Existem medidas que nem sempre são as mesmas que as originais e isso requer atenção, pois pode colocar em risco a segurança do seu veículo ou até mesmo ajudar na desvalorização.
Recomendamos que, antes de realizar a compra de qualquer peça do veículo, consulte seu mecânico e faça orçamento tanto na concessionária quanto no mercado tradicional. Às vezes, a diferença de valor é pouca e optar pela peça original sempre será a melhor opção.
Fique de olho: sua segurança não tem preço! Até a próxima!
Flavio Bolonha é consultor automotivo, tem mais de 13 anos de experiência no mercado, atuando desde pequenas e médias oficinas e autocenters até as maiores montadoras do Brasil, como Toyota, Lexus, Jeep, Dodge, Chrysley, RAM, Nissan, BMW e Mercedes Benz. Atua também no desenvolvimento e implantação de processos para empresas em geral e com foco automotivo.