Terça, 11 de Maio de 2021 01:39
27992035090
Cidades IPTU

Vila Velha inicia entrega de carnês do IPTU nas residências

A entrega está sendo realizada pelos agentes de saúde e endemias

22/04/2021 15h01 Atualizada há 3 semanas
30
Por: Redação Agora ES Fonte: Prefeitura de Vila Velha
Foto: Adessandro Reis / Prefeitura de Vila Velha
Foto: Adessandro Reis / Prefeitura de Vila Velha

O município de Vila Velha deu início a entrega dos carnês de IPTU aos moradores de Vila Velha. A entrega está sendo realizada pelos agentes de saúde e endemias. Eles estão percorrendo todos os pontos da cidade, para entregar no endereço cadastrado pelo contribuinte.

O proprietário ou locador de imóvel localizado no município de Vila Velha passou a ter, em 2021, três modalidades de pagamento do IPTU: o carnê que está sendo entregue de porta em porta, no endereço do imóvel; o boleto que está disponível no formato virtual; a mais nova ferramenta de pagamento, por meio do aplicativo do PIX baixado no celular, via QR Code.

Além da Prefeitura fazer uma economia de quase R$ 600 mil para os cofres públicos, os agentes de saúde e endemias estão recebendo uma renda extra para fazer o serviço no lugar dos Correios. A Prefeitura se baseou no decreto de abril de 2016, republicado no Diário Oficial de 14/03/21, que autoriza a Secretaria Municipal de Finanças a expedir atos internos para a consecução dos trabalhos de entrega. E estabelece diretrizes para os entregadores deste ano, com um serviço extraordinário de entrega de carnês de IPTU.

Virtual

Essa é uma outra modalidade de pagamento implantada pela Prefeitura, para auxiliar o contribuinte que quiser ter acesso ao boleto pela internet. Para emissão do IPTU 2021, basta clicar aqui.

PIX

O PIX é a mais nova modalidade de pagamento do IPTU, lançada pela Secretaria de Finanças em 2021. A ampliação das possibilidades de pagamento, por meio da chegada de mais uma rede de arrecadação, aumenta a eficiência da gestão tributária.  
Cinco bancos foram credenciados para pagar o tributo (Banco do Brasil, Banestes, Sicoob, Bradesco e Caixa Econômica Federal). Mesmo não sendo correntista dos bancos conveniados, é possível pagar com o PIX de qualquer banco.

O QR Code está no próprio carnê, que é entregue no imóvel e no boleto emitido virtualmente. Depois de abrir o aplicativo de qualquer instituição bancária participante do PIX, é só apontar a câmera do celular para o QR Code (onde vai aparecer o código), que será lido automaticamente. Pronto, pagamento realizado!

Além de pagamento, esse novo formato permite transferências por pessoas ou empresas 24 horas por dia, sete dias por semana, de maneira instantânea, em qualquer instituição financeira participante.

Prazos

O contribuinte pode quitar de uma só vez ou parcelar em até nove vezes o imposto. A primeira parcela vence no dia 30 de abril. A data de vencimento da cota única é dia 15 de maio.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.