Vamos, nesta coluna, analisar alguns pontos importantes que você deve ficar de olho na hora de vender ou comprar um veículo. Nem sempre a afirmação "Único dono" significa que o veículo é de boa procedência, que teve uma manutenção bem-feita, que teve cuidados com a pintura e lataria. Todos esses itens são importantes e que você precisa analisar com calma!
Na maioria das vezes, quando você compra um veículo, que, normalmente, é a realização de um sonho, dentro de um planejamento familiar, a última coisa que você quer é ser surpreendido com os problemas ocultos. Para isso não acontecer, é importante comprar veículos de boa procedência, em agência ou lojas conceituadas. Mesmo que saia mais caro, essa escolha pode valer a sua tranquilidade. Mas, observe também esses outros pontos:
Manual de revisão: os carimbos de cada revisão são colírios para os olhos. Verifique o manual. Veja se está de acordo com as revisões e a quilometragem do veículo. Fazer revisão na concessionária não é simplesmente trocar óleo e filtro de óleo. A cada revisão são verificados uma série de itens que, em oficinas tradicionais, não são verificados.
Nota fiscal: no final da história, ter a nota fiscal do veículo pode, sim, ser um plus! Isso pode passar a impressão de zelo e cuidado pelo bem que se tem.
Avarias na lataria: uma batidinha aqui e outra ali... Isso pode te dar uma dor de cabeça danada! Acredite! Existem cores de carro que deixam os reparos mais visíveis por serem mais difíceis de se equilibrar em uma pintura nova... Isso também desvaloriza o carro. Sem falar da diferença da durabilidade entre uma pintura de fábrica e uma de oficina! Tenha cuidado!
Custo de manutenção: pesquise antes de comprar uma “joia”, como dizem para alguns carros específicos! O preço pode ser mais "barato", mas, na hora de trocar uma peça, pode vir a dor de cabeça. Ter um modelo que é mais vendido deixa várias coisas mais baratas, entre elas, as peças nas concessionárias e no mercado paralelo.
Seguro: faça uma cotação do modelo de interesse nas seguradoras. Você pode ter uma surpresa e tanto quanto ao valor. Isso pode variar muito de modelo para modelo.
Valor e facilidade de revenda: fuja da mosca branca! Se você tem um modelo muito específico, vai ter problema para vender seu carro! Não são todas as pessoas que querem um modelo como o seu. Pense bem antes de ser dono de um carro assim.
Pneus desgastados: pneus no limite de uso costumam dificultar a venda do veículo. É óbvio que não tem como ter um pneu novo na maioria das vezes, mas fuja de pneus carecas, remolds e recaparia. Além de desvalorizar o carro, colocam em risco sua segurança.
Esses são os principais itens que podemos citar aqui para você ficar de olho quando for comprar ou vender um carro. Existem outros que, com o atendimento de um profissional qualificado, poderá te ajudar e esclarecer todas as dúvidas antes de comprar. Até a próxima!
Flavio Bolonha é consultor automotivo, tem mais de 13 anos de experiência no mercado, atuando desde pequenas e médias oficinas e autocenters até as maiores montadoras do Brasil, como Toyota, Lexus, Jeep, Dodge, Chrysley, RAM, Nissan, BMW e Mercedes Benz. Atua também no desenvolvimento e implantação de processos para empresas em geral e com foco automotivo.
Mín. 22° Máx. 35°