Terça, 11 de Maio de 2021 01:21
27992035090
Política COLUNA JK

'O homem que agride não ama'

O desabafo é da deputada Janete de Sá (PMN) e foi feito durante a sessão virtual da Assembleia Legislativa

17/04/2021 13h04 Atualizada há 3 semanas
34
Por: Redação Agora ES
Foto: Ales
Foto: Ales

Por Gleberson Nascimento

“Vizinhos, socorram! Mulher, peça socorro! Não retire a sua queixa, vá firme porque o homem que agride não ama. Não tem perdão para agressão. Não tem perdão para o feminicídio. Não tem perdão para as mortes de mulheres. Não podemos mais aceitar essa matança de mulheres no Espírito Santo. Nós temos de virar essa página urgente.”

O desabafo é da deputada Janete de Sá (PMN) e foi feito durante a sessão virtual da Assembleia Legislativa, na terça-feira (13), após mais duas mulheres aumentarem as estatísticas de feminicídios no Estado. Vinte e seis foram assassinadas no Espírito Santo em 2020 por maridos, namorados ou ex-companheiros.

Janete narrou os casos da professora Kátia Matos da Silva, de 49 anos, moradora de Jardim da Penha, que morreu com um tiro no olho, assassinada na frente da filha de 10 anos pelo marido, um cabo da Polícia Militar, que já a agredia há 20 anos; e o de Adrielly Regina Pereira da Silva, 30, morta dentro de casa, em Nova Venécia. 

A também deputada estadual Iriny Lopes (PT) cobrou punição aos assassinos de mulheres. Ela encabeça a campanha “Nem tente me matar”, que ganhou a adesão de 12 movimentos contra o feminicídio no Estado. “Esta não é uma causa só das mulheres, mas da sociedade, portanto dos homens também. O fim da violência é uma decisão conjunta”, declarou Iriny, que abrirá uma frente parlamentar para discutir o assunto.

Brinquedos adaptados

Projeto do deputado Hércules Silveira (MDB) determina a oferta de brinquedos e equipamentos de esporte e lazer para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida em parques públicos do Estado. A proposta determina que esses espaços devem contar com no mínimo 10% desses equipamentos adaptados a usuários com limitações físicas.

Sem corte de energia

Um projeto do deputado estadual Capitão Assumção (Patri) proíbe o corte de energia de usuários com patologias cujo tratamento dependa de aparelhos ligados constantemente à eletricidade. De acordo com o autor, a interrupção do fornecimento de energia elétrica coloca em risco a vida das pessoas que sofrem com doenças graves.

Cães e gatos

A deputada Janete de Sá (PMN) quer permitir que animais domésticos tenham acesso aos abrigos para pessoas em situação de rua. “A separação entre dono e animal causa problemas de saúde mental, que acomete um percentual razoável de moradores (em situação) de rua”, afirmou Iriny Lopes (PT), relatora do projeto na Comissão de Cidadania.

Na estaca zero

Em conversa com parlamentares, o deputado federal Neucimar Fraga (PSD), que assumiu uma vaga na Câmara em janeiro, não se cansa de dizer que já visitou quase todos os ministros, restando apenas três. Mas com as mudanças recentes feitas pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido) em seis ministérios, terá de visitar todos novamente.

Rapidinhas

Mudança de ninho? - Colegas de Congresso do deputado federal Felipe Rigoni, que conseguiu na Justiça o direito de deixar o ninho socialista, garantem que é questão de tempo para ele assinar a ficha de filiação ao PSDB. Entre a direção estadual tucana e Rigoni já estaria tudo certo. O deputado não sinalizou oficialmente para onde vai.

Colheita segura - Maior produtor de café conilon do Brasil, Jaguaré iniciará a colheita em maio com a adoção de cuidados adicionais contra a Covid-9. A colheita, em cerca de 2,3 mil propriedades rurais, mobiliza em torno de 10 mil pessoas, muitas delas de outros estados. Entre as medidas estão: barreiras sanitárias, medidores de temperatura e, nos alojamentos, distanciamento de um metro e meio entre as camas. 

Sempre ela - Duas baixas foram muito sentidas pelo mercado político, esta semana: as mortes do ex-deputado e prefeito de Santa Teresa, Gilson Amaro, e do presidente do Sindicato dos Servidores da Assembleia Legislativa e do Tribunal de Contas do Espírito Santo (Sindilegis), Gildo Gomes. Ambos sucumbiram na luta contra a Covid-19. Força para as famílias.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
JK (Juscelino Kubitschek)
Sobre JK (Juscelino Kubitschek)
Gleberson Nascimento é jornalista e asssessor de imprensa, com experiência na área de política. Confira os bastidores da política capixaba em Brasília e no Espírito Santo.
Vitória - ES
Atualizado às 01h15 - Fonte: Climatempo
17°
Poucas nuvens

Mín. 17° Máx. 29°

17° Sensação
6 km/h Vento
94% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (12/05)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 19° Máx. 31°

Sol com algumas nuvens
Quinta (13/05)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 20° Máx. 27°

Sol com muitas nuvens