Terça, 11 de Maio de 2021 01:12
27992035090
Cidades COVID-19

Casagrande divulga novo Mapa de Risco e apresenta novas medidas

O governador apresentou as novas regras para o funcionamento do comércio e da circulação do transporte coletivo em todo o Estado a partir da próxima semana

16/04/2021 20h01
287
Por: Redação Agora ES Fonte: Governo do ES
Foto: Reprodução / Youtube
Foto: Reprodução / Youtube

O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, anunciou, na noite desta sexta-feira (16), o 51º Mapa de Risco Covid-19, que terá vigência a partir desta segunda-feira (19) e segue até o próximo domingo (25). Dos 78 municípios capixabas, 30 municípios capixabas estão classificados em Risco Extremo, 39 em Risco Alto e outros nove em Risco Moderado. Não há municípios classificados em Risco Baixo.

Durante o pronunciamento, o governador apresentou as novas regras para o funcionamento do comércio e da circulação do transporte coletivo em todo o Estado a partir da próxima semana. Devido ao feriado de Tiradentes, na próxima quarta-feira (21), o comércio de rua e shoppings centers em cidades de risco alto poderá funcionar terça, quinta e sexta-feira. Ainda em cidades de risco extremo, o transporte público não funcionará para o público em geral no feriado. Na quarta, atenderá somente os trabalhadores da Saúde.  

“Para a próxima semana, teremos o feriado na quarta-feira (21). O comércio do risco extremo funciona quarta, quinta e sexta. Como tem esse feriado, e naturalmente não temos transporte, não tem comércio e nem atividade econômica e social, vamos autorizar especialmente na semana que vem, o funcionamento das atividades terça, quinta e sexta. Estamos mantendo os três dias de funcionamento do comércio para manter o oxigênio das atividades econômicas no Estado”, avalia o governador. 

Ainda de acordo com Renato Casagrande, a quarentena está produzindo resultados. “Boa parte da sociedade capixaba está colaborando. Começamos a colher os primeiros frutos desta quarentena. Quero agradecer a todas as pessoas que estão colaborando”, disse o governador. 

Durante o anúncio do novo Mapa, o governador Renato Casagrande informou que os postos de combustível passarão a ser considerados como atividade essencial, podendo funcionar todos os dias, de acordo com as medidas qualificadas para cada grau de risco. Além disso, as escolas localizadas nos municípios classificados em Risco Alto poderão realizar atendimentos presenciais de forma individual, conforme os critérios a serem estabelecidos pela Secretaria da Educação (Sedu).

Confira a classificação de todos os municípios capixabas:

RISCO EXTREMO: Águia Branca, Anchieta, Barra de São Francisco, Cachoeiro de Itapemirim, Cariacica, Castelo, Colatina, Domingos Martins, Ecoporanga, Guarapari, João Neiva, Linhares, Marataízes, Marechal Floriano, Mimoso do Sul, Montanha, Muniz Freire, Muqui, Pancas, Pedro Canário, Pinheiros, Presidente Kennedy, Rio Bananal, Novo do Sul, Santa Teresa, São José do Calçado, Serra, Vargem Alta, Viana, Vila Velha e Vitória.

RISCO ALTO: Afonso Cláudio, Água Doce do Norte, Alegre, Alfredo Chaves, Alto Rio Novo, Apiacá, Aracruz, Atílio Vivácqua, Baixo Guandu, Boa Esperança, Bom Jesus do Norte, Conceição do Castelo, Fundão, Governador Lindenberg, Guaçuí, Ibatiba, Ibiraçu, Irupi, Itaguaçu, Itapemirim, Iúna, Jaguaré, Jerônimo Monteiro, Mantenópolis, Marilândia, Mucurici, Nova Venécia, Piúma, Ponto Belo, Rio Bananal, Santa Leopoldina, Santa Maria de Jetibá, São Domingos do Norte, São Gabriel da Palha, São Mateus, São Roque do Canaã, Sooretama, Venda Nova do Imigrante e Vila Valério.

RISCO MODERADO: Brejetuba, Conceição da Barra, Divino de São Lourenço, Dores do Rio Preto, Ibitirama, Iconha, Itarana, Laranja da Terra e Vila Pavão.

 Leitos Covid-19

Atualmente, o Espírito Santo conta com 1.039 leitos de UTI sendo que 942 leitos estão ocupados ao tratamento dos pacientes com Covid-19 na rede pública, com uma taxa de ocupação de 92,76%, de acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). Já na rede privada, o Estado conta com 225 leitos de UTI e 196 leitos seguem ocupados, uma taxa de ocupação de 87,11%. 

Até esta sexta-feira (16), o Espírito Santo registrou 8.587 óbitos por Covid-19, de acordo com informações do Painel Covid-19, da Sesa. Além disso, até o momento foram confirmados 413.996 casos. Cerca de 385.548 pessoas já conseguiram vencer o coronavírus no Estado. A taxa de letalidade é de 2,1%. 

Novas doses 

Para dar continuidade à Campanha de Vacinação contra a Covid-19, o Governo do Estado recebeu, na manhã desta sexta-feira (16), 124.700 doses de vacinas. Para a décima terceira remessa, foram entregues 75.500 doses da vacina Covishield (Oxford/Fiocruz) e 49.200 doses da Coronavac (Sinovac/Butantan). 

O Estado fará o envio aos municípios do quantitativo para dar continuidade à vacinação do público de 60 a 64 anos, com o envio de mais 30% de doses da D1 para este público, totalizando 58.853 doses. Com essa nova remessa, o Estado chegará à distribuição de 60% de doses D1 a este público. Ainda para D1, serão encaminhadas doses para os grupos de Forças de Segurança e Salvamento e trabalhadores da saúde.

 

 

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.