Estamos encerrando 2023 e saudando 2024. Esperamos que seja um ano melhor do que o anterior, trazendo paz, amor, alegria, saúde e felicidade. Essas são as palavras que brindaremos e desejaremos aos nossos familiares e amigos na chegada do Ano Novo...
Quanto à Agenda 2030 e aos 17 ODS, 2024 será um ano crucial, marcado por eleições municipais, quando avaliaremos os atuais prefeitos e vereadores de nossos municípios. Se estiverem desempenhando um bom mandato, os manteremos; caso contrário, escolheremos outros mais comprometidos com a resolução de nossos problemas locais, como saúde, educação, segurança, emprego, entre outros.
Nesse sentido, desejamos que em todos os municípios capixabas a população faça escolhas acertadas, e que os eleitos se comprometam a cumprir a Agenda 2030 e os 17 ODS da ONU. Já demonstramos em artigos anteriores que avançamos em 2023 com a assinatura do Pacto Estadual pela Implementação da Agenda 2030 e dos 17 ODS no Estado do Espírito Santo.
Em 2024, é crucial avançarmos para a esfera municipal, onde cada prefeitura e Câmara Municipal possam assumir a responsabilidade pela implementação da Agenda 2030 no plano local. A AMUNES (Associação dos Municípios do Estado do Espírito Santo) e a ASCAMVES (Associação das Câmaras Municipais e de Vereadores do Estado do Espírito Santo) já se comprometeram com a Agenda 2030. Agora, é necessário colocar essa agenda em prática, alinhando as ações municipais com cada um dos 17 ODS da ONU.
Assim, esperamos que, com o compromisso dos atuais gestores e a eleição dos futuros prefeitos e vereadores em 2024, possamos avançar no cumprimento da Agenda 2030 e dos 17 ODS, tanto a nível estadual quanto municipal. Estes são os nossos desejos para 2024!!!
César Albenes de Mendonça Cruz
Mín. 17° Máx. 31°