Quinta, 22 de Abril de 2021 20:56
27992035090
Saúde DENGUE

Aedes aegypti: chuvas fortes aumentam o alerta para a proliferação do mosquito

O alerta para a proliferação do mosquito Aedes aegypti, responsável pela transmissão da dengue, zika e chikungunya, está ainda maior

05/04/2021 12h25 Atualizada há 2 semanas
28
Por: Redação Agora ES Fonte: Governo do ES
Foto: Divulgação / Internet
Foto: Divulgação / Internet

Na última semana, uma forte tempestade atingiu diversas regiões do Espírito Santo causando alagamentos e destruições em algumas cidades. Com isso, o alerta para a proliferação do mosquito Aedes aegypti, responsável pela transmissão da dengue, zika e chikungunya, está ainda maior.

A fêmea do inseto deposita seus ovos nas bordas dos recipientes com água parada. Após o contato com o líquido e a combinação com altas temperaturas, ocorre a eclosão dos ovos. O ciclo de reprodução perdura no período de uma semana, e para interromper esse processo é necessário que toda a população esteja empenhada e atenta aos possíveis criadouros. 

Veja aqui o 12º boletim dengue.

Veja aqui o 12º boletim zika.

Veja aqui o 12º boletim chikungunya.

Como prevenir

- Limpar o quintal, jogando fora o que não é utilizado;

- Tirar água dos pratos de plantas;

- Colocar garrafas vazias de cabeça para baixo;

- Tampar tonéis, depósitos de água, caixas d’água e qualquer tipo de recipiente que possa reservar água;

- Manter os quintais bem varridos, eliminando recipientes que possam acumular água, como tampinha de garrafa, folhas e sacolas plásticas;

- Escovar bem as bordas dos recipientes (vasilha de água e comida de animais, pratos de plantas, tonéis e caixas d’água) e mantê-los sempre limpos.

 

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.