Quinta, 22 de Abril de 2021 19:17
27992035090
Política COLUNA JK

Antecipação de feriados dá dor de cabeça para Pazolini

Por mexer com feriados santos sem dialogar com a Igreja Católica, o prefeito tomou “puxão de orelha” do arcebispo de Vitória, dom Dário Campos, em homilia

03/04/2021 19h12 Atualizada há 3 semanas
40
Por: Redação Agora ES
Foto: Flick / Sergio Falcetti/PMV
Foto: Flick / Sergio Falcetti/PMV

Por Gleberson Nascimento

O prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini (Republicanos), aprovou uma lei de sua autoria antecipando três feriados na capital: Nossa Senhora da Penha (do dia 12 de abril para 30 de março), Corpus Christi (de 3 de junho para 31 de março) e Nossa Senhora da Vitória (de 8 de setembro para 1º de abril).

Por mexer com feriados santos sem dialogar com a Igreja Católica, o prefeito tomou um “puxão de orelha” do arcebispo de Vitória, dom Dário Campos, em homilia. Mas como decretar um feriadão em plena campanha de vacinação contra a Covid-19? Os profissionais de saúde ficariam de fora? O Ministério Público notificou a prefeitura para que mantivesse os serviços de saúde. 

O prefeito, então, fez decreto excluindo a rede de saúde do feriadão. Mas sem transporte coletivo, como os profissionais chegariam aos seus locais de trabalho? Pazolini anunciou, nas suas redes sociais, parceria com empresa de aplicativo. 

Mas o decreto estadual já proibia supermercados e padarias de funcionar aos domingos e feriados. Com o feriadão, havia risco de aglomerações? O governo do Estado foi ao “socorro” do prefeito e liberou os estabelecimentos. Indagado ontem por que manter o feriadão, Pazolini não respondeu.

Colapso funerário?

Deputada estadual Iriny Lopes (PT) / Foto: Divulgação

A deputada estadual Iriny Lopes (PT) defende um lockdown urgente em rodovias, portos e aeroportos de todo o Brasil para evitar um colapso do sistema funerário do País. “Estamos prestes a atingir marcas de cinco mil mortes diárias, chegando às 500 mil vítimas da doença em julho. O que – de acordo com o neurocientista Miguel Nicolelis – forçará o país a utilizar valas comuns”, avaliou.

Governador reage

Questionado pela base aliada na Assembleia Legislativa, o governador Renato Casagrande (PSB) reagiu e entrou na Justiça pedindo indenização por danos morais a um jornalista e à deputada federal Soraya Manato (sem partido). O primeiro publicou reportagem que vincula corrupção na licitação do Detran com o governador, sem apresentar provas. Já a parlamentar deu divulgação nas suas redes sociais.

Deputado Bruno Lamas (PSB) / Foto: Divulgação

Denúncia grave!

Vanderli do Nascimento, síndico do Condomínio Residencial São Roque, em Cariacica, foi ouvido pela Comissão de Cidadania da Assembleia, a pedido do deputado Bruno Lamas (PSB). Pediu a retirada de caixas d’ água do local que, segundo ele, viraram abrigo para sexo, mosquito da dengue e risco para crianças. Em dezembro, duas torres d’ água desabaram, deixando dezenas de famílias desalojadas e matando uma pessoa.

Eleição 

O prefeito de Montanha, André Sampaio foi escolhido, na terça-feira, junto com Walyson José Santos Vasconcelos, o Matheuzinho (vice-presidente), de Conceição da Barra; e Atanael Wagmacker (secretário-geral), de Mucurici; para comandar o Prodnorte, importante consórcio de desenvolvimento regional composto por 12 municípios. “Não mediremos esforços”, declarou André Sampaio, que é ex-diretor do Ifes. 

Rapidinhas

Orações - A ex-vereadora da Serra Sandra Gomes (Rede), casada com o ex-deputado estadual Gilson Gomes, pede orações pelo cunhado, Gildo Gomes, presidente do Sindicato dos Servidores da Assembleia Legislativa e do Tribunal de Contas (Sindilegis), que “está intubado e em estado grave de Covid 19”.

Reflexos da crise - Uma constatação: em meio ao crescimento do número de mortes e casos de Covid-19, a população extremamente pobre e marginalizada sofre ainda mais. Também crescem as cracolândias, bocas de fumo e o número de pedintes nos semáforos da Grande Vitória. 

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
JK (Juscelino Kubitschek)
Sobre JK (Juscelino Kubitschek)
Gleberson Nascimento é jornalista e asssessor de imprensa, com experiência na área de política. Confira os bastidores da política capixaba em Brasília e no Espírito Santo.
Vitória - ES
Atualizado às 19h03 - Fonte: Climatempo
25°
Muitas nuvens

Mín. 20° Máx. 29°

25° Sensação
13 km/h Vento
79% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (23/04)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 19° Máx. 29°

Sol com algumas nuvens
Sábado (24/04)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 20° Máx. 31°

Sol com algumas nuvens