Terça, 27 de Julho de 2021 04:45
27992035090
Opinião Opinião

Agenda 2030 da ONU – Os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável ODS 2: Acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar e a melhoria da nutrição e promover a agricultura sustentável

Esse tema traz no seu bojo, além da pobreza, dimensões voltadas à saúde, à produção sustentável de alimentos e à economia

19/07/2021 13h55 Atualizada há 1 semana
38
Por: Redação Agora ES
Agenda 2030 da ONU – Os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável ODS 2: Acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar e a melhoria da nutrição e promover a agricultura sustentável

Por César Albenes 

Neste artigo, vamos continuar nossa série de textos explicando os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU). O ODS 2 trata de questões relacionadas à fome, à nutrição e à segurança alimentar, ou seja, traz para a discussão a importância de garantir a todas as pessoas não apenas o acesso aos alimentos, mas alimentos nutritivos e seguros para evitar não somente a fome, mas também a má nutrição e os riscos à saúde.

Assim, esse tema traz no seu bojo, além da pobreza, dimensões voltadas à saúde, à produção sustentável de alimentos e à economia. Além de prover o acesso à boa alimentação, esse objetivo busca incentivar e melhorar a agricultura local, dando atenção à agricultura familiar.

Busca também promover a produtividade e ampliar a renda dos pequenos produtores agrícolas, dos indígenas e dos pescadores, especialmente das mulheres, respeitando e fortalecendo as tradições culturais.

A fome atinge primeiro os mais pobres e vulneráveis e deve receber atenção dos governos municipais para erradicá-la. Uma das formas é incentivando a produção local e possibilitando que pequenos produtores rurais consigam acessar tanto os recursos destinados à produção de alimentos, quanto a infraestrutura para acesso aos mercados.

Pela sua importância, as questões relacionadas ao combate à fome deverão estar no centro das políticas públicas municipais, refletindo agendas que busquem o combate às desigualdades e que promovam a inclusão social.

Aos governos municipais cabe uma parcela da responsabilidade de garantir à população o acesso à alimentação segura e nutritiva, principalmente às pessoas mais pobres e vulneráveis que passam fome.

Para garantir a segurança alimentar e nutricional sustentável, primeiro é necessário que o poder público e a sociedade civil reconheçam a alimentação como direito humano fundamental.

A partir disso, o governo municipal deve criar uma política municipal de segurança alimentar e nutricional sustentável, que promova a intersetorialidade com as demais políticas públicas.

A partir da política, devem ser realizadas as conferências municipais e elaborado o Plano Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável, como instrumento de articulação de programas e ações.

Uma questão diretamente ligada à segurança alimentar e essencial para garanti-la é o fornecimento de água e o saneamento básico nas áreas urbanas e rurais dos municípios (a ser tratada no ODS 6).

Nas zonas rurais, o município pode gerir os recursos naturais, principalmente o uso do solo e da água, e incentivar a produção agrícola sustentável junto a pequenos produtores, além de organizar o transporte dos produtos para alcançar o mercado local e o armazenamento de alimentos.

O governo municipal deve promover o envolvimento de diversos atores nas ações de segurança alimentar e nutricional sustentável, de forma a ter uma sociedade mobilizada e conscientizada para uma participação mais ativa.  

Dr. César Albenes de Mendonça Cruz é Filósofo, Mestre em Educação, Doutor em Serviço Social, Pós-Doutor (PHD) em Política Pública, Professor Universitário; Consultor Político; e secretário de Desenvolvimento de Viana.

 

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Observatório da Política Pública
Sobre Observatório da Política Pública
Dr. César Albenes de Mendonça Cruz é Filósofo, Mestre em Educação, Doutor em Serviço Social, Pós-Doutor (PHD) em Política Pública, Professor Universitário; Consultor Político; e secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Viana.
Vitória - ES
Atualizado às 04h43 - Fonte: Climatempo
18°
Alguma nebulosidade

Mín. 16° Máx. 28°

18° Sensação
6 km/h Vento
94% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (28/07)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 18° Máx. 30°

Sol com algumas nuvens
Quinta (29/07)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 16° Máx. 22°

Sol com muitas nuvens e chuva