Terça, 27 de Julho de 2021 06:10
27992035090
Tecnologia Tecnologia

Windows 11: o que mudou?

Você já deve ter ouvido falar sobre o lançamento da nova versão do Windows pela Microsoft

10/07/2021 10h49 Atualizada há 2 semanas
135
Por: Redação Agora ES
Windows 11: o que mudou?

Por Iuri Costa

Você já deve ter ouvido falar sobre o lançamento da nova versão do Windows pela Microsoft. Devido ao processo de adaptação, muitas pessoas ficam receosas ao verem notícias sobre as mudanças de versões. Porém, tudo indica que, dessa vez, a nova atualização não será motivo para preocupações.

De modo geral, o Windows 11 trouxe inovações mais voltadas para a apresentação ao usuário, buscando assemelhar-se à interface dos celulares, tudo isso para facilitar o manuseio, bem como proporcionar melhor adaptação para os aplicativos (novidade que veremos mais à frente).

É importante ressaltar que, atualmente, essa nova versão não pode ser instalada em qualquer dispositivo. Para obter o Windows 11 é necessário ter um computador de 8ª geração (ou mais recente) com pelo menos 4 GB de memória RAM, bem como o hardware “TPM 2.0” (chip que fica instalado na placa-mãe).

Como ainda só foi disponibilizada a versão beta, é possível que ocorram bugs (falhas no sistema) durante o uso. Por isso, se você não domina a área da informática/tecnologia, não tente instalar a nova versão sem ajuda de um profissional.

Para os que já utilizavam o Windows 10, tenho uma boa notícia: você pode fazer o upgrade (atualização) para o Windows 11 sem que isso resulte em perda dos aplicativos antes instalados. Como não houve mudanças significativas no sistema, não há aquele processo cansativo de adaptação.

Após essa breve introdução, vamos ao que interessa. Afinal, quais são as mudanças trazidas pelo Windows 11? Para melhor explicar, pontuei algumas diferenças:

• Menu inicial centralizado – o novo menu inicial aparece centralizado, mas você pode facilmente arrastá-lo para a esquerda, a fim de que ele permaneça no modo tradicional/antigo.

• Aplicativos centralizados – os aplicativos aparecem em uma janela centralizadora, organizados pela frequência de uso (os mais utilizados aparecem primeiro).

• Barra de notificações (lado direito) – o controle de som, bateria, wi-fi, entre outros ícones aparecem de forma mais interativa e fácil de ajustar.

• Mais facilidade para configurar – as configurações, o painel de controle e a personalização estão acessíveis, apresentando-se de uma forma mais intuitiva.

• DeskView mais moderno – a antiga versão também permitia a criação de desktops diferentes, porém, a nova versão está mais moderna e menos confusa para os que utilizam vários programas e telas ao mesmo tempo.

• Download de aplicativos (Android) – agora você não precisa ficar limitado aos aplicativos disponibilizados pela Microsoft. Através da Amazon Store, você poderá baixar aplicativos disponibilizados para Android diretamente no seu computador.

• DirectX 12 Ultimate – o Windows 11 trouxe melhorias para o desempenho dos jogos virtuais. Para melhores resultados quanto à resolução e cor, basta utilizar também uma tela HD. 

Com base no que observei, as diferenças trazidas pela Microsoft objetivam facilitar o manuseio, assemelhando os computadores aos celulares, os quais já fazem parte da rotina da maioria das pessoas. Dessa forma, não há o que se falar em mudanças significativas no sistema já utilizado anteriormente, dispensando maiores dificuldades durante a adaptação.

Apesar de parecer uma boa ideia até o momento, a nova versão ainda é muito recente, por isso, aguardamos maiores informações quanto à receptividade do público. Espero ter te ajudado a conhecer um pouco sobre essa novidade. Até a próxima coluna!

Iuri Costa é Bacharel em Sistemas de Informação, Especialista em Informática na Educação e Especialista em Engenharia de Software, Analista Desenvolvedor Web, CEO das Empresas Opção Delivery, Col E-commerce Tecnologia, Col Sistemas Tecnologia e Fundador da Comunidade Brasil Conexão Angola Network.

CONFIRA A EDIÇÃO 32 DO JORNAL AGORA ES

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Conectado
Sobre Conectado
Iuri Costa é Bacharel em Sistemas de Informação, Especialista em Informática na Educação e em Engenharia de Software, Analista Desenvolvedor Web, CEO das Empresas Opção Delivery, Col E-commerce Tecnologia, Col Sistemas Tecnologia e Fundador da Comunidade Brasil Conexão Angola Network.
Vitória - ES
Atualizado às 06h03 - Fonte: Climatempo
18°
Alguma nebulosidade

Mín. 16° Máx. 28°

18° Sensação
7 km/h Vento
88% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (28/07)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 18° Máx. 30°

Sol com algumas nuvens
Quinta (29/07)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 16° Máx. 22°

Sol com muitas nuvens e chuva